


Miti Sameshima é arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2014, e atua como fotógrafa, com base em São Paulo, Brasil.
​
Incentivada desde cedo por seus pais a fotografar, fez seus primeiros registros com câmeras analógicas descartáveis. Encontrou na fotografia uma forma de interpretar e expressar o que enxerga em situações do cotidiano, através de composições recortadas pelos limites da lente.
​
Durante a graduação foi atraída pelas relações intrínsecas entre disciplinas da arquitetura e da fotografia, e nutriu desde então o interesse pela exploração visual e háptica dos volumes, da materialidade e da atuação da luz e sombra em diferentes situações.
​
Estudou por um ano no Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago, onde cursou matérias relacionadas à fotografia e arquitetura, que a motivaram a caminhar e buscar histórias pela cidade. Foi aluna também no Herberger Institute for the Design and Arts, no Arizona State University (ASU), em Tempe, onde cursou matérias do currículo de artes, e experimentou técnicas como a fotolitografia e a colagem, utilizando como base sua fotografia autoral.
​
Como arquiteta, atuou nos escritórios Studio Arthur Casas (2014-2019), IT'S Informov (2019-2020), Athié Wohnrath (2020-2021) e Estúdio BG (2021-2023), e atualmente se dedica a projetos autorais, além da fotografia.
​
Também se aventura em trabalhos manuais de crochê, tricô e bordado, legado de sua avó e sua mãe. Acredita na fluidez e confluência entre as disciplinas em que atua, e aprecia a simplicidade e o lúdico da vida.







